quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O que é o Tiré?

projeto tiré é um movimento artístico, gráfico e visual.
Rebento do universo da gravura, com a benção de nosso senhor Rembrandt, sua utopia é zarpar desse vasto território, de stencils, carimbos e toda a sorte de possibilidades matriciais, para grandes e pequenas viagens criativas, barrocas e de toda (des)ordem.
Seu processo é artesanal, bem aquém – e, de repente, além – dos processos industriais contemporâneos de larga escala. Num efeito softwarelivrista de estar e todo um jeito altermundista de ser.
E como apenas poderia ser, sua idéia inteira descansa à sombrinha fresca de uma licença Creative Commons, num frenesi por co-criatividade e plenamente aberto a toda poética do ajuntar-se.
Feche os olhos, aponte espontaneamente uma página de um guia de arte, em francês, tempere com sotaques daqui e “voa lá”: projeto tiré.





Trocando em míudos,

O projeto tiré é um esforço para aproveitar certas familiaridades que os membros do Coletivo Ajuntaê tem com gravuras (como stencil e carimbos), processo artesanal, software livre e creative commons. Cada um desses tópicos entra como um pilar do projeto:


Gravuras: a técnica utilizada para reproduzir criações e ou adaptações de imagens. Dentro desse amplo universo esperamos experimentar muitas das possibilidades: stencil, carimbos, xilogravuras, entre outras;


Processo artesanal: fazer uma gravura gera uma matriz e mesmo ela sendo feita com qualquer material, permite a reprodutibilidade da imagem e, às vezes, quase que de maneira infinita. Isso pode nos saturar com a mesmice da forma. No entanto, optar em fazer as impressões de modo artesanal, mesmo quando se usa a mesma matriz, certamente traz um resultado gráfico único, pois no momento da impressão a imagem ainda esta em processo de formação, suscetível à inspirações. Assim, cada peça sai diferente da outra, e, dessa forma, trazemos de volta a unicidade;


Software Livre: Para dar suporte ao processo de criação e confecção de formas, o projeto tiré se propõe a utilizar ferramentas digitais, softwares, com código livre,por acreditar nessa ideologia de conhecimento. Atualmente utilizamos o programa de edição de imagens GIMP (http://www.gimp.org/) e o programa de imagens vetoriais Inkscape (http://www.inkscape.org/). Caso queria saber mais sobre software livre acesse: http://www.softwarelivre.org/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre


Creative Commons: Para possibilitar um compartilhamento das imagens geradas nesse projeto optamos por uma licença que garantisse a liberdade de uso no sentido mais completo do termo “liberdade”. Tal licença, a Creative Commons, garante o uso livre das imagens por nós gerados sem prévia liberação, um inverso do Copyright. Caso queira conhecer mais sobre a Creative Commons: http://www.creativecommons.org.br/ .


E para abençoar esse projeto, temos nosso patrono Rembrandt mestre da gravura, que através de um processo dadaísta nos ajudou a batizar esse projeto.

Um comentário:

  1. Gente, mto lindo o projeto!!! Parabéns.
    Vou comprar um pra escrever meus poemas.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
This work by Coletivo Ajuntaê is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at projetotire.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://coletivoajuntae.blogspot.com/.