domingo, 15 de agosto de 2010

Projeto Tiré e o Software Livre

por carlos penteado

O Coletivo Ajuntaê apóia e estimula o uso de Software Livre e faz deste um dos pilares do Projeto Tiré.
Durante a criação/elaboração das imagens utilizadas nas obras do Projeto Tiré, optamos por utilizar dois editores de imagem contemplados pela licença de software livre: O Inkscape e o GIMP.

A maioria dos usuários não tem a cultura de buscar por programas que são livres, até porque muitos não sabem se o software que utiliza provém de uma licença proprietária. Muitos nem tem conhecimento que utilizam uma cópia do Microsoft Windows ou do Office pirata, por exemplo.
 
 
Inkscape é um editor vetorial gráfico (semelhante ao Adobe Illustrator ou Corel Draw). O que destaca o Inkscape entre os demais, é justamente a adoção nativa do formato SVG (Desenhos ou Gráficos Vetoriais Escaláveis), dentro do padrão formato aberto XML, criado pelo W3C (World Wide Web Consortium).  O método vetorial gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos desenhos bitmap.

O aplicativo também exporta para PNG, importa vários formatos como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros. Você pode também salvar seu documento em qualquer um dos formatos que ele importa, além do SVG que é o seu formato padrão.
 


GIMP é um editor de imagem de alta qualidade, distribuído livremente, mas que possui todas as funções de um software proprietário como o Adobe Photoshop. São milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Uma de suas grandes vantagens é sua portabilidade. O GIMP possui performance invejável. O tempo que demora a iniciar é mínimo quando comparado a software como o Photoshop. O programa é uma boa opção para máquinas mais modestas. Além disso, instalação também ocupa pouco espaço em disco.
O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.[1]

O formato de arquivo nativo do GIMP é o XCF, que conta com suporte a camadas. Também é possível editar imagens nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e diversos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
This work by Coletivo Ajuntaê is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at projetotire.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://coletivoajuntae.blogspot.com/.